Brasão_da_ALJGR.jpg
ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA DA POLÍCIA 
MILITAR DE MINAS GERAIS

ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA (ALJGR) DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

 

Em setembro de 1983, sob inspiração de um grupo de idealistas, nasce, na Academia de Polícia Militar, no comando do Coronel José Braga Júnior, a revista “O Alferes”, canal de doutrina e comunicação da Corporação.

A idéia vinha sendo alimentada havia alguns anos e tornou-se consistente a partir do momento em que, com o apoio do então Comandante-Geral, Coronel Waldyr Soares, hoje Juiz-Auditor aposentado, vieram à luz os primeiros trabalhos doutrinários selecionados pela Comissão Editorial, para compor a primeira e histórica edição, publicada para o quadrimestre setembro/outubro/novembro/dezembro de 1983.

Em Nota Explicativa, o Coronel Waldyr assim se expressou, em artigo, nas primeiras páginas do periódico: “O Alferes pretende ser a revista doutrinária da Polícia Militar de Minas Gerais e, desta forma, preencher a lacuna existente”.

Aquela que era apenas uma pretensão transformou-se em realidade, e “O Alferes” atravessou duas décadas de forma permanente, apesar de inúmeros problemas em sua trajetória e das grandes transformações ocorridas na Corporação.

Foram vinte anos de expressivo significado, motivo pelo qual disso muito nos orgulhamos. Estão de parabéns, pois, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Academia de Polícia Militar e os assíduos leitores que recebem, a cada volume, uma imensidão de conhecimentos profissionais, idéias e informações.

No rol das transformações por que vem passando nossa Polícia Militar, uma foi, sem dúvida, de grande importância: a fundação e instalação de uma Academia de Letras. Esse outro sonho, acalentado por pequeno grupo de Oficiais, tornou-se realidade, em 21 de agosto de 1995, com a fundação e, em 5 de outubro do mesmo ano, com a solene instalação da Academia de Letras “João Guimarães Rosa”, da PMMG, patrocinada pelo Clube dos Oficiais. Nossa Academia é a primeira do gênero no seio das Instituições Militares do País.

PATRONO

PRESIDENTE 

João Guimarães

Rosa

Cel Alcino Lagares

Cortês Costa

ACADÊMICOS

unnamed011.png