UFMA.png

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

 

A UFMA é uma instituição de ensino superior pública brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil. É uma fundação vinculada ao Ministério da Educação sendo uma das maiores universidades federais do País e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.
Reitor: Prof. Dr. Natalino Salgado Filho

APOIO ACADÊMICO
UEMA.png

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

 

É a primeira universidade estadual do Maranhão, tendo sido fundada em 25/03/1987.

Em setembro de 2016, parte dela foi desmembrada para a criação da UEMASUL. Com mais de 20 mil alunos, a instituição conta com 22 campi e 25 centros universitários.

Reitor: Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa.

FUNENE.png

Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME)

 

Criada no mês de Dezembro de 2006 é uma instituição com representatividade nacional, devidamente instituída nos termos da legislação e do ordenamento jurídico brasileiro, congrega mais de 34 entidades de Oficiais Militares Estaduais – Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares Estaduais e do Distrito Federal – com cerca de 33.000 Oficiais associados, que tem como objetivos fundamentais, dentre outros, o de exercer a representação dos seus entes federados junto aos Poderes da União, de congregar seus representados estimulando a defesa dos seus interesses e o de promover o desenvolvimento e a defesa institucional das Instituições Militares dos Estados e do Distrito Federal e de seus Oficiais.

Presidente: Cel PMSC Marlon Jorge Teza.

APOIO CULTURAL
INSÍGNIA -0k.png

Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS)

 

No ano de 2018, na sede da Associação Capitão Osmar Romão da Silva (ACORS), em Florianópolis, começou a se desenvolver o projeto de criação de uma Academia Nacional de Polícia e Bombeiros, na nobre arte da Literatura. A Federação Nacional de Entidades de Oficiais, sob a liderança do Coronel Marlon Jorge Teza, uniu-se ao Coronel Sérgio Luís Sell, da entidade de classe de oficiais catarinenses.

A ALMESC já era realidade há quase seis anos, e por isso foi chamado o seu presidente, Cel Roberto Rodrigues de Menezes. As tratativas foram se viabilizando, num contato inicial com representantes da Academia Brigadiana de Letras.

Em Brasília se contatou o Coronel José do Espírito Santo, da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG.

Em agosto, foi fundada a Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR). Esses quatro estados da Federação estavam então unidos, para a consecução do projeto. Viriam ainda São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraíba, Distrito Federal e Tocantins.

E no dia 10/10/2018, foi fundada e instalada a ALMEBRAS, Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, com sua sede em Brasília. Posteriormente se juntou o Estado do Maranhão.

ALJGR.png

Academia de Letras João Guimarães Rosa

(ALJGR)

 

Fundada em 21 de agosto de 1995, por "audácia" do Coronel Ary Braz Lopes e mais 10 fundadores.

Faz parte da Polícia Militar de Minas Gerais.

São nas palavras do ex-presidente, Cel Klinger, em oração intitulada 24 anos de Caminhada, proferida na Sessão Solene no último dia 03/10/2019 que retrata um perfil histórico da corporação e por conseguinte da Academia de Letras João Guimarães Rosa:

Patrono da Academia: João Guimarães Rosa (médico, oficial da PMMG, diplomata e escritor).

Atual presidente: Cel PMMG Alcino Lagares Cortez Costa.

Academia Brigadiana de Letras

(ABRIL)

Fundada no dia 21 de abril de 2006, por um grupo de brigadianos constituído por policiais da Brigada Militar (Rio Grande do Sul): - Coronel Délbio Ferreira Vieira; - Coronel Alberto Afonso Landa Camargo; - Tenente-coronel Vanderlei Martins Pinheiro; - Major Pércio Brasil Álvares; - 2º Sargento Luiz Antonio Rodrigues Velasquez; - 2º Sargento Cláudio Medeiros Bayerle.

Patrono da Academia: Poeta José Hilário Ajalla Retamozo

Atual presidente: Coronel BMRS Alberto Afonso Landa Camargo.

ALMESC.png

Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC)

Criada em 01/10/2012, por iniciativa do coronel PMSC Roberto Rodrigues de Menezes, com o apoio do coronel RNR, o intelectual Edmundo José de Bastos Júnior e Francisco de Assis Vitovski, destacando-se a viabilização do projeto pelos comandantes gerais da PM e do CBM.

A inauguração oficial e pública, com convite extensivo a autoridades, familiares e amigos, quando os acadêmicos usaram inauguralmente a tóga e os padrinhos ou madrinhas de cada um lhes colocaram a insígnia, aconteceu no dia 25/10/2012, no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

Patrono da Academia: Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

Presidente atual: Cel PMSC Roberto Rodrigues de Menezes.

ALMEPAR.png

Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná

(ALMEPAR)

Em 15/03/2018, a convite do membro correspondente da ALMESC, Capitão PMPR João Carlos Toledo Júnior, o Coronel Roberto Rodrigues de Menezes (presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC), participou de uma reunião na sede da Associação da Vila Militar (AVM), para viabilizar a criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná, em cuja oportunidade, foi explanado sobre a estrutura da entidade e apresentado os pontos fundamentais para a elaboração e conclusão do projeto.

Na noite de 28/08/2018 na Universidade Curitiba, 18 acadêmicos tomaram posse nas suas respectivas cadeiras, durante a cerimônia de fundação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR), cujo ato foi presidido pela Comandante-Geral da PMPR, Cel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha e pelo Secretário Chefe da Casa Militar, Cel Maurício Tortato. A criação da ALMEPAR foi um marco para as comemorações pelos 164 anos da Polícia Militar, por se tratar de uma iniciativa para preservar a história da Corporação e buscar a expansão da produção literária sobre a segurança pública.

Patrono da Academia: Cap PMPR João Alves da Rosa Filho (escritor, diretor do museu da PMPR e membro do IHGPR).

Presidente atual: Cel Antônio Celso Mendes

SESP.png

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão

(SESP)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública tem por finalidade a preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio e a integração dos planos e programas de prevenção da violência e controle da criminalidade.

Compete à Secretaria de Estado da Segurança Pública, órgão central do Sistema Estadual de Segurança Pública de que trata o art. 112 da Constituição Estadual, a organização e coordenação dos órgãos responsáveis pela segurança pública integrantes da sua estrutura, a saber: I – Polícia Militar do Estado; II – Corpo de Bombeiros Militar; III – Polícia Civil e os seguintes Órgãos Vinculados: DETRAN e Defesa Civil.

Secretário: Del PCMA Jefferson Miller Portela e Silva

Avenida dos Holandeses, Lote 2/5, Quadra 32 - Ponta D'areia, São Luís - MA, 65071-380 • (98) 3311-1500.

 

De frente para a Baía de São Marcos, este hotel moderno em um edifício contemporâneo impressionante com design invertido fica a uma quadra da praia mais próxima e a 5 km da Catedral de São Luís, no centro histórico da cidade.


Os quartos mobiliados de maneira simples e com vista para a baía contam com TV com tela plana, frigobar e acesso Wi-Fi gratuito. Os quartos de categoria mais alta incluem varanda, enquanto as suítes oferecem sala de estar separada. Serviço de quarto disponível.


O estacionamento é cortesia, assim como o buffet de café da manhã servido em um dos dois restaurantes informais que têm bares e cozinha internacional. Uma piscina e uma banheira de hidromassagem externas têm vista para a baía. Outras comodidades incluem uma academia (mediante uma taxa) e nove salas de conferências.

PARCEIROS

Av. São Marcos, 12 - Ponta D'areia, São Luís - MA, 65077-310 • (98) 3212-1212

 

De frente para a costa da Baía de São Marcos e a 7 minutos a pé da Lagoa da Jansen, este hotel casual fica a 5 km do Centro Histórico de São Luís e a 17 km do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.


Os quartos discretos e com sacadas oferecem TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta têm paredes com tons claros e/ou vista para a baía. As suítes dispõem de salas de estar separadas. Serviço de quarto disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.


O café da manhã é servido em um ambiente arejado. Outras comodidades incluem jardim, piscina externa e sauna. Há também uma academia e um bar casual ao ar livre com jogos. Serviços de massoterapia disponíveis.

Av. Avicênia, 1, Praia do Calhau, CEP  65071-370 São Luís - (98) 2106-0505.

 

Com vista para a Baía de São Marcos, este hotel moderno em um prédio arejado fica a sete minutos a pé da Praia do Calhau e a 9 km do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.


Os quartos arejados têm sacada com vista para a piscina ou para o jardim, além de Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar e cofre. Os quartos e as suítes de categoria mais alta oferecem vista para a baía. Serviço de quarto disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.


As comodidades incluem um restaurante/lounge internacional chique, bem como uma piscina externa com bar. Há também uma sala de ginástica, um spa e uma sauna, além de quadras de tênis e jardins.

LOGO-PNG-1024x399.png

A Babaçu Viagens e Turismo, entrou em funcionamento desde o dia 22/09/1986, com o objetivo de oferecer serviços turísticos de qualidade a seus clientes, além de promover a divulgação a belezas naturais de nosso estado e da nossa cidade. Seus principais segmentos são Turismo Emissivo e Receptivo com atenção especial a Assistência ao Turista, Reserva e Venda de Acomodações em qualquer lugar do Brasil e do mundo, Reserva e Venda de Passagens Nacionais e Internacionais, Transporte Turístico, Venda ou Intermediação Remunerada de Seguros de Viagens e Vistos, Passeios e Excursões.

PATROCÍNIO

BRONZE – R$ 5.000,00 (Cinco mil reais)

PRATA – R$ 10.000,00 (Dez mil reais)

OURO – R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)

DIAMANTE – R$ 20.000,00 (Vinte mil reais)

 

Associe a sua marca a este evento nacional, cuja promotora é

uma instituição de credibilidade.

 

 

Cel PMMA RR Carlos Augusto FURTADO Moreira

Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares

(AMCLAM)

 

998) 991926747

academiaamclam@gmail.comadvcarlosfurtado@gmail.com